Arquitetura da Mobilidade e Espaço Urbano

Tese apresentada a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Orientadora: Profa. Dra. Regina M. Prosperi Meyer. Autor: Pablo Hereñú.

RESUMO

A pesquisa foi conduzida pela hipótese geral de que os sistemas de mobilidade são potentes organizadores da estrutura e espacialidade urbanas e que, portanto, seus projetos devem incorporar como premissas básicas as relações em diversas escalas que estabelecem com seu entorno.

Um amplo conjunto de experiências exemplares foi organizado em blocos crítico-analíticos no intuito de apontar as principais questões de projeto presentes nessas obras.

As ações planejadas a curto e médio prazo na cidade de São Paulo relacionadas à mobilidade urbana configuram uma grande oportunidade de reorganização de seu território. O impacto urbano predominantemente negativo que intervenções anteriores apresentaram impõe a necessidade de formulação de uma nova cultura de projeto capaz de aproveitar essa oportunidade. Nesse sentido, a tese busca demonstrar que a arquitetura e o urbanismo constituem o campo disciplinar mais relevante para a condução desses projetos.