Escola Estadual Jd. Herplin
São Paulo - SP, 2008/2012
Hereñú + Ferroni Arquitetos Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú (autores); Renan Kadomoto, Bruno Nicoliello, Shine de M. Braga, Carolina Domschke, Carolina S. Yamate, Felipe Chodin, Marta Pavão (colaboradores). Estrutura: CTC Projetos Intalações: KML Engenharia Coordenação FDE: Siméia Pinto
Localizado no extremo sul da Região Metropolitana de São Paulo, o projeto responde à necessidade de reformar uma escola existente e implantar uma nova no lote trapezoidal disponível.
Um bloco de planta quadrada, mais próximo à rua de acesso, abriga as crianças mais novas e é complementado por uma área de recreação externa que se estende lateralmente. O espaço esportivo ocupa a porção central do edifício e organiza duas alas laterais conectadas por um sistema de rampas e escadas.
A escola para as crianças mais velhas se compõe de um bloco existente com as salas de aula, que o projeto reorganiza, e um edifício novo que contém os programas de recreação, convívio, esportivos e administrativos.
Uma praça externa, comum às duas escolas, organiza os acessos e articula os percursos internos com os percursos da cidade.
