Complexo Yonhap

São Paulo, SP, 2010/2014

Concurso Complexo Yonhap - 1º Lugar Hereñú+Ferroni+Gurian+Amaral Arquitetos Colaboradores: Renan Kadomoto, Bruno Nicholielo, Fabricius Mastroantonio, Thiago Moretti, Joel Bages, Tammy Almeida, Carolina Milani, Danilo Hideki, Diogo Cavallari, Eliana Uematsu, Francisco Costa, Camila, Ivan Mazel, Karolina Carloni, Luca Mirandola, Marta Pavão, Thiago Benucci e Natália Harumi.


A proposta se origina na distribuição dos programas de atividades desenvolvidas pela Igreja em três grandes setores: o setor educacional e administrativo, localizado no conjunto existente e edifícios junto ao templo atual; o setor de lazer e cultura, instalado no edifício do atualmente utilizado pelo Time de Deus; e o setor de culto e comunhão, ocupando as novas instalações projetadas.

Esta setorização serve de orientação para as transformações e adaptações futuras e pretende forjar um caráter específico para cada uma das partes do Complexo da IPUCSP.

O novo conjunto edificado buscou conferir importante presença urbana ao novo templo, colocando-o em posição de destaque junto à R. Mituto Mizumoto. Este edifício se eleva um pavimento em relação ao passeio público e o acesso ao seu interior é realizado através de um jogo de rampas que possibilitam um percurso calmo e confortável.

Sob o templo localiza-se o refeitório, que se relaciona com um amplo vazio criado no interior da quadra, espaço de encontro e comunhão para todo o complexo.

As salas de ensaio do coro, localizadas no primeiro subsolo, apresentam uma configuração que permite sua utilização como um templo menor, como um teatro para apresentações diversas ou um espaço reservado e com acesso independente para a realização de velórios e outros eventos.

Um pequeno edifício, junto à esquina das ruas M. Mizumoto e B. de Iguape, cobre as rampas de acesso ao templo e abriga em seu interior os gabinetes pastorais e as salas multiuso para oração e reuniões.

As vagas de estacionamento necessárias são resolvidas em dois níveis de subsolo com acesso principal pela R. Mituto Mizumoto e secundário pela R. Sinimbu.