Sede Golfe Olímpico

Rio de janeiro, RJ, 2012

CONCURSO NACIONAL. Equipe: Eduardo Ferroni, Pablo Hereñú, Francisco Costa e Ileana Rossi Seluy


NATUREZA

Ao celebrar a reinserção do Golfe no âmbito dos jogos olímpicos, o projeto para a Sede do Campo Olímpico de Golfe na cidade do Rio de Janeiro celebra também a presença marcante da natureza como elemento fundamental na constituição da identidade cultural brasileira. Neste sentido, a situação geográfica do novo campo –  em meio ao Parque Municipal Ecológico do Marapendi, contribui para a construção de uma identidade brasileira do Golfe; um esporte que se caracteriza pela relação que estabelece entre meio natural e o meio construído.

VARANDA

Em respeito às características naturais do terreno, propõe-se a construção de uma estrutura leve, destacada do relevo natural, que toca o chão em situações pontuais; permitindo a continuidade entre os espaços paisagísticos do campo com as demais áreas construídas. Situada em uma cota elevada (nível 5.5m), acima dos obstáculos visuais do terreno, esta plataforma caracteriza-se como uma extensa varanda voltada para o campo, a partir da qual se estruturam os programas relacionados a cada setor: bloco social e bloco institucional situados na varanda, e áreas de apoio situadas junto ao campo.

 

ACESSIBILIDADE

O acesso ao conjunto se dá a partir de um desenho viário que acomoda os estacionamentos em renques sombreados por árvores e entremeados por praças de vegetação, integrando os espaços de circulação ao paisagismo do conjunto. Partindo-se dos desníveis existentes no terreno e da acomodação do gradiente da rua de acesso, permite-se comunicar os pisos do edifício em meios-níveis por meio de rampas suaves tornando acessível todo o conjunto com a naturalidade de um passeio. Localizado em uma cota intermediária (4.4m), o acesso principal desdobra-se em aclive para a varanda (térreo superior-nível 5.5m) e para o campo (térreo inferior-nível 2.75m), onde estão situadas as áreas de apoio. Os elementos de segregação entre o campo de golfe e as áreas contíguas de apoio poderão estar dispostos em áreas externas, associadas ao desenho de paisagismo, ou na projeção da varanda, vinculados ao edifício.

SETOR SOCIAL

Imediatamente vinculada ao acesso principal, situa-se a loja, que permite entrada pelo nível do campo, pela varanda ou pelo patamar intermediário da rampa de acesso ao campo. Esta flexibilidade de acesso permite arranjos diversos de circulação entre a loja e os demais setores.  Na extremidade direita da varanda junto aos buracos 1, 18, 9 e 10 situam-se o Restaurante, o Pavilhão de Eventos e a Varanda Olímpica – espaço flexível pensado como extensão da varanda do restaurante, destinado às solenidades olímpicas e à observação privilegiada dos jogos a partir de um ponto mais próximo, situado na cota 7.10m. Encerrados os jogos olímpicos, este espaço poderá também ser utilizado para a ampliação do restaurante. Implantado no nível do chão (cota 2.75m)  sob a Varanda Olímpica e dispondo de um acesso independente pela rua principal, o Pavilhão de Eventos articula-se com a varanda do restaurante através de uma rampa exclusiva, podendo funcionar de forma autônoma ou diretamente ligado à varanda. Este esquema permite que a cozinha tenha acesso de carga e descarga pela rua principal, estabelecendo uma comunicação direta com o restaurante e com o pavilhão de eventos.

SETOR INSTITUCIONAL

O lado esquerdo da varanda é ocupado pelo setor institucional, que reúne a administração, as sedes das instituições esportivas e a Academia de Golfe. Vinculada ao acesso principal em frente à loja, situa-se a administração, com sua recepção voltada diretamente para o percurso de entrada da varanda. Esta disposição, que permite orientar os visitantes, permite também exercer o controle visual sobre o acesso aos demais setores. A partir da administração, o percurso pela varanda leva às salas de reunião e às sedes da CBG e da FGERJ, que dispõe também – juntamente com a Academia de Golfe, de acesso independente diretamente vinculado à rua principal. Orientada diretamente sobre o driving-range, a Academia de Golfe ocupa a extremidade leste da varanda, podendo expandir-se posteriormente ao longo de todo o perímetro do arco. O sistema da varanda permite instalar as salas de treinamento em ambiente coberto, aberto e fechado, devidamente segregadas do acesso público, porém visíveis a partir do bar da academia.